WhatsApp terá anúncios nos Status em 2020

O WhatsApp confirmou há algum tempo que terá anúncios dentro do aplicativo, mais especificamente no Status, recurso de stories usado diariamente por 500 milhões de pessoas. Em um evento do Facebook, a empresa confirmou que as propagandas chegarão em 2020. Antes disso, os anunciantes terão mais ferramentas para usarem no app.

O comunicado ocorreu no Facebook Marketing Summit (FMS19) em Roterdã, na Holanda, um evento fechado onde a rede social confirmou que o WhatsApp terá propagandas no Status em 2020.

Os anúncios do WhatsApp parecem funcionar do mesmo jeito que no Instagram Stories: fotos e vídeos verticais que aparecem entre um story e outro, com o aviso “Patrocinado”, e uma seta que pode ser deslizada para cima e abrir o site da empresa.

WhatsApp ganhará botão “Ver produto” nas mensagens

Além disso, será possível enviar uma mensagem no WhatsApp com o botão “Ver produto”, que leva você a uma nova interface: é como se o produto ganhasse um perfil próprio, com foto, descrição, preço e a opção de enviar mensagem para comprá-lo. A apresentação cita uma pizza de brownie de R$ 6,50 vendida por uma empresa chamada Cupcakes by Isa: ela consegue enviar uma mensagem que, quando tocada, leva o cliente a uma descrição do produto dentro do WhatsApp. Tocando em “Ver todos”, você encontra o cardápio da loja com todos os sabores de cupcakes.

O exemplo mencionado no evento tem texto em português e preço em reais, ou seja, o botão “Ver produto” certamente estará disponível no Brasil. Dada a popularidade do WhatsApp por aqui, os anúncios no Status também não devem demorar. O WhatsApp Status tem mais de 500 milhões de usuários ativos todo dia. O Instagram Stories também ultrapassou a marca do meio bilhão, assim como o Facebook Stories.