Novo logotipo que aparecerá no Instagram e WhatsApp

Facebook cria identidade visual para ser usada dentro do WhatsApp, Instagram e Messenger; rede social manterá logotipo azul.

O Facebook está ganhando um novo logotipo, mas não para a rede social: em vez disso, trata-se de uma nova identidade visual para a empresa, que aparecerá em aplicativos como WhatsApp, Instagram, Messenger e Workplace. A ideia é deixar mais claro que esses serviços pertencem ao conglomerado de Mark Zuckerberg; o aplicativo principal continua com o “f” em fundo azul.

Tela do Instagram com a nova logo do Facebook.

Este ano, os aplicativos do Instagram e WhatsApp ganharam o aviso “do Facebook” na tela de login e nas configurações. O novo logotipo tem o objetivo de deixar isso ainda mais explícito: ele usa letras maiúsculas, pode assumir um fundo colorido e consegue até exibir animações.

“A nova marca usa tipografia personalizada, cantos arredondados, espaço grande entre as letras e caracteres em maiúsculo para criar uma distinção visual entre a empresa e o aplicativo”, explica a divisão Facebook Design. O logotipo pode adotar as cores do Instagram ou o verde do WhatsApp, por exemplo, além de exibir uma animação dentro das letras.

Tela do WhatsApp com a nova logo do Facebook.

Vale reforçar que o ícone da rede social Facebook não mudará: você ainda verá o “f” branco em fundo azul no ícone do aplicativo e na web. Dentro do app para Android e iPhone, haverá uma variante do logotipo “facebook” em azul para contrastar com o fundo branco.

Fontes: Facebook, Tecnoblog