- 23/03/2020
- Posted by: admarx
- Category: CRM e Vendas

Aproveite melhor todos os seus leads e venda muito mais! Evite o desperdício de Leads
Já viu esse filme? “Vendas” diz para “Marketing” “Os leads não estão qualificados”, ou “Precisamos de mais leads qualificados”
Esse é um diálogo (ou não) muito comum entre os times de vendas e marketing!
Enquanto discussões ocorrem, ocorrem desperdício de leads.
O fato é que os vendedores se acostumaram com a facilidade de receber os leads vindos de ações de inbound marketing e se a empresa não tem uma cultura voltada para ações de prospecções outbound em conjunto com as ações de inbound, a visão do vendedor sobre o que é um lead qualificado pode ser distorcida!
Ter muito bem claro o perfil ideal de cliente é fundamental e deixar claro para as equipes comerciais que um lead bom não é apenas aquele que fecha negócio, é fundamental, pois vendedores mal acostumados e com dificuldades de entenderem o conceito de funil, podem prejudicar o ambiente de sua empresa!
Quais os problemas mais comuns e que geram desperdício de leads?
1 – Lead é recebido pelo vendedor que liga e não consegue falar com o lead
Quanto tempo seu vendedor está levando para retornar para o lead? Ele pode estar sobrecarregado com outras tarefas e rotinas comerciais, e isso pode estar gerando a demora. O vendedor liga, o telefone chama, chama, mas o lead não atende!
2 – Vendedor recebe um lead mas não retorna
Isso doi no bolso de qualquer empresário. Investimentos em tráfego e campanhas para gerar leads, briga constante para diminuir o CPL, aumentar as taxas de conversão e simplesmente o vendedor decide não ligar.
3 – Na hora que o vendedor liga, o lead não pode falar pois está ocupado
Os vendedores tentam falar, conseguem, mas o lead não pode falar naquele momento. Será que o vendedor lembrou de anotar o dia e horário do retorno? Será que no dia e horário que deve retornar, ele de fato está fazendo este retorno?
4 – Vendedor liga, mas o telefone que o lead preencheu está errado
Quantas vezes as pessoas preenchem um formulário pedindo um contato, mas colocam um telefone errado. Isso faz com que sua equipe de vendas perca tempo e coloque a culpa no marketing que está gerando leads de baixa qualidade!
5 – Vendedor chama o Lead no WhatsApp, mas ambos estão desconectados fazendo outras coisas ao mesmo tempo
Um bom processo de vendas inicia-se com uma conexão ou uma boa sintonia! Chamar no whatsapp e “largar” o cliente pode trazer sérios impactos a suas taxas de conversão, já que tanto o vendedor como o potencial cliente podem estar fazendo várias coisas ao mesmo tempo e com isso não há uma conexão, não há espaço para perguntas de investigação adequadas e profundidade. Procure levar as negociações para o telefone ou presencial, onde as taxas de conversão em vendas são maiores!
6 – O vendedor consegue contato, mais o lead não tem tempo
O Vendedor até consegue falar na segunda, terceira ou quarta tentativa, e para isso ainda terá que ter sorte para que o lead pare seus afazeres para falar com ele naquele momento, o que tende a fazer com que seu ciclo de vendas aumente, já que nem todos vão “parar para falar”.
Saiba com resolver esses e outros problemas de desperdício de leads. Solicite uma avaliação gratuita.