Por que minha empresa deve investir em Links Patrocinados?

Atualmente, a maioria dos brasileiros (63%) já faz pesquisas na internet antes de adquirir um produto ou serviço. Assim, os buscadores se transformaram em um elemento-chave no processo de decisão de compra. Quem nunca recorreu à internet para encontrar um chaveiro 24 horas ou serviço de bufê para aquela festa infantil? Neste exato momento, milhares de potenciais clientes podem estar procurando exatamente aquilo que a sua empresa oferece. E como aproveitar essa chance para conquistá-los?

Os anúncios de links patrocinados (Google AdWords) aparecem destacados nos resultados das pesquisas realizadas pelos usuários, com o objetivo de diferenciar os anúncios dos resultados naturais. Como não há custo mínimo, qualquer negócio, desde o microempresário até as empresas mais estruturadas, pode fazer publicidade online. Além disso, como o custo de cada clique é determinado por uma combinação de fatores que inclui, entre outras coisas, a relevância para tal busca, muitas vezes os pequenos saem na vantagem. Se alguém buscar “Marketing Digital em Recife”, terão mais relevância os anúncios que levem aos negócios daquela região, independentemente do porte ou da verba disponível.

Quais as principais vantagens dos Links Patrocinados?

 Aumenta o tráfego no site, uma vez que a empresa fica em evidência nos resultados de busca;

 Ao utilizar algumas palavras-chave, o usuário ativa a apresentação do anúncio nesses espaços em destaque (no caso do Google, no topo ou no final). Quanto mais precisas elas forem, mais chances o seu negócio terá de ser descoberto pelo público de seu interesse;

 Geram relatórios relevantes que tomam como base o impacto das palavras-chave compradas e das campanhas realizadas;

 É possível determinar o público-alvo desejado, fazendo com que os anúncios apareçam apenas em um local específico, seja ele país, região ou cidade, e interessante para o negócio, etc;

 O anunciante tem total controle sobre o investimento e isso pode acontecer de 3 formas: CPC (Custo Por Clique) em que ele paga apenas por cada clique conquistado. CPM (Custo por Mil) que, o preço é definido por mil anúncios exibidos. CPA (Custo por Aquisição ou Ação), que dá ao anunciante a opção de pagar um valor por conversão, uma vez que o Google AdWords indica quais cliques têm mais chances de virar uma conversão.

E como medir os resultados?

Não importa se você investiu 150 ou 2000 reais em uma campanha de links patrocinados. Esse dinheiro deve trazer algum tipo de retorno para a sua empresa, principalmente, financeiro.

Existem diversas formas de medir os resultados de uma campanha de links patrocinados, por isso, fique atento a essas métricas:

Taxa de conversão: quantidade de usuários convertidos em clientes por meio dos links patrocinados;
Custo por conversão: quanto custa converter um cliente com links patrocinados;
ROI — Retorno sobre Investimento: quanto de lucro essa estratégia está trazendo para você;
Índice de qualidade: mede a relevância do seu site para os usuários;
Taxa de rejeição: número de pessoas que clicam no seu link patrocinado e abandonam a página sem navegar.

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